O mês de agosto iniciou e o estoque de sangue na Fundação Hemoba, para atendimento seguro de pedidos de unidades de saúde e hospitais, continua em nível crítico de abastecimento. Parceiro na captação de doadores para o fortalecimento da Política Nacional de Sangue na Bahia, o Shopping Itaigara receberá o Hemóvel, no próximo sábado (10), na segunda (12) e na terça-feira (13), no Estacionamento E1, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. O atendimento para voluntários de doação de sangue e para cadastro de medula óssea, acontecerá de forma espontânea, por ordem de chegada. A capacidade de atendimento terá uma média de coleta de 100 bolsas ao dia.
“A doação de sangue precisa ser um ato de conscientização pela vida. E como parceiro que abraça a causa, o Shopping Itaigara incentiva e reforça a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Faça parte desta ação de solidariedade em favor de quem precisa”, convidou Luciana Coelho, gerente de Marketing do empreendimento.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea pode ser feito com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).