O ano de 2023 foi um marco na transformação tecnológica digital com a presença, cada vez maior, da inteligência artificial (IA) no foco das atenções e no nosso cotidiano. O Shopping Barra, que sempre primou pela inovação e criatividade, traz na sua mais nova campanha de Moda Verão 2024 o auxílio luxuoso da IA na construção do conceito e design. As peças publicitárias apresentam elementos que transitam no meio digital e traduzem a moda contemporânea. Para estrelar a campanha, o Barra fotografou uma modelo real, Larisse Garrido Bacelar, que teve a sua imagem integrada à arte construída por programas de tecnologia de ponta, fazendo essa associação do real com o imaginário.
“A inteligência artificial serviu como uma ferramenta capaz de convergir várias informações de moda alinhadas ao contexto do mundo atual, e, a partir disso, desenvolver um conceito próprio para o Barra”, explica Karina Brito, gerente de Marketing do shopping. A campanha traz as tendências do universo fashion, como os tons terrosos, os elementos naturais, um cenário solar característico da estação, além dos traços dos novos tempos, como a busca pelo não convencional, a priorização do bem estar, da renovação e do equilíbrio. O caminho criativo para a campanha de Moda Verão do Shopping Barra foi inspirado no conceito de Protopia - a realidade mostra o convívio entre o ser humano e a IA como uma oportunidade de construir o futuro desejado (imaginado) com base em escolhas e ações atuais.
“O Barra é um Shopping sempre alinhado às tendências e isso transcende ao universo fashion. E o uso da IA em diversas esferas é uma das tendências mais fortes para os próximos anos. Nossa intenção criativa foi mostrar o convívio harmônico e belo que pode existir entre o ser humano e a IA”, ressaltou Agnelo Rocha, redator da Rocha Comunicação, agência de publicidade que assina a campanha do Barra. “Daí criamos um cenário 100% feito a partir de inteligência artificial em interação com uma modelo real, vestindo um look que o cliente encontra nas grifes do Barra, além de uma produção fotográfica feita pela sensibilidade humana”, explicou Agnelo.
O Barra Fashion 2023 trouxe também essa abordagem de como pode ser enriquecedora a união do digital e físico. A utilização democrática da informação nos ambientes virtuais, através das criadoras de conteúdo por exemplo, traz ganhos para a vida real. A moda contemporânea busca se utilizar de designs mais personalizados e inclusivos, que atendam a todos, sendo a roupa também um instrumento de inserção em contextos sociais, que acompanha todas as transformações. Designers (estilistas), inspirados a partir de uma coparticipação com o público que se manifesta nas redes sociais, expõem criatividade na moda. Mas, ao mesmo tempo, despertando nas pessoas a busca pelo equilíbrio entre seus papéis enquanto seres humanos e o que pode ser delegado às máquinas.
Sobre a Enashopp
O Shopping Barra é administrado pela Enashopp, empresa com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais. Com mais de 30 anos no mercado, a Enashopp conta com um time de profissionais com amplo conhecimento na indústria de shopping centers, atuando em empreendimentos de variados perfis e portes, levando em conta as especificidades de cada região. São mais de 1500 profissionais administrando mais de 1 milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL). A Enashopp inovou no mercado imobiliário implantando uma plataforma digital de venda e locação de unidades exclusivamente comerciais e empresariais, para oferecer, de forma ágil e prática, oportunidades de negócios apresentando os melhores pontos, como lojas, quiosques, escritórios, salas, áreas de eventos e merchandising.