Encontre seu ponto ideal
Encontre seu ponto ideal
Salvador, 18/07/2023
Expo Casa Artesanato da Bahia no Shopping Barra
 
A Expo Casa Artesanato da Bahia tem surpreendido o público com um novo formato, que reúne comercialização de produtos artesanais, oficinas, workshops e programação musical. Até o dia 14 de agosto, no espaço de 100m² que fica no Shopping Barra, piso L4 Norte, baianos e turistas têm a oportunidade de conhecer as rotas do artesanato baiano através de uma instalação temática, associada às obras de mestras artesãs e mestres artesãos nas regiões do estado. Nesta terça-feira, dia 18, será aberta a programação de atividades como oficinas e workshop, visando disseminar ainda mais o conhecimento sobre a arte de produzir artesanato. “O Shopping Barra tem uma relação forte de apoio à cultura baiana e abriga a arte local, criando conexões e valorizando os seus artistas e as suas características próprias. Esse encontro de identidades proporciona experiências únicas com os nossos clientes“, afirma André Podhorodeski, superintendente do Shopping Barra.
 
“A Expo Casa Artesanato da Bahia inaugurou um formato de exposição do artesanato enquanto expressão artístico e cultural da artesã e do artesão baiano. É também uma oportunidade de comprar para as pessoas que gostam do artesanato, por valores justos que geram renda ao serem repassados para os artistas. A ação faz parte de uma política pública de incentivo a promoção, comercialização e a valorização do artesanato”, explica Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato. Nesta primeira ação temporária no Shopping Barra, as ações de vendas estão voltadas para o seu público consumidor. Além disso, há atendimento especial aos turistas, através da parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do estado da Bahia - SETUR.
 
 
Na loja estão dispostos utilitários, acessórios, peças de cerâmicas e outras que reúnem diversas técnicas tradicionais e inovadoras do artesanato baiano. Além de adquirir o produto, o visitante tem a oportunidade de conhecer o trabalho de artesãs e artesãos locais, com a exposição de técnicas que representam a rota do artesanato.
 
 
A ação também marca a ativação da Casa Artesanato da Bahia, conceito que consolida as ações de políticas públicas e centro de comercialização – Loja Artesanato da Bahia. Paralelo a Expo, a Casa Artesanato da Bahia será inaugurada, no dia 28 de julho, com apresentação de sua nova infraestrutura. Além da loja, o projeto da arquiteta Ana Kallil contempla o Memorial do Artesanato Baiano, espaços para exposições, cursos e workshops, entre outros. A Expo Casa Artesanato é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural e apoio do Shopping Barra.
 
WORKSHOP E SEMINÁRIO
 
Na Expo Casa Artesanato, a programação de cursos e workshops de qualificação vão contemplar artesãs (ãos) e visitantes. Com foco principal nos saberes, na difusão de temas relacionados ao desenvolvimento de negócios e na promoção do artesanato indígena, as formações terão carga horária de duas a seis horas cada, com direito a certificado. A programação será aberta pela oficina sobre produção de artesanato em crochê, em Salvador. Já a formação Vivências ancestrais: Tecendo histórias na palha com Mulheres Negras, vai reunir artesãs afros que tem a piaçava e as palhas da bananeira, coqueiro e licuri como matéria prima para a produção de acessórios. Na ação serão abordados os percursos das mulheres no artesanato, coleta da matéria prima, formas de comercialização e o trançado.
 
Dividido em três etapas, o workshop Precificação: valor social X valor financeiro. Quanto deve custar o seu produto? Tem como foco a gestão financeira no dia a dia, com apresentação dos conceitos de custos, lucro e saldo; Exposição de fórmulas para cálculo. A programação do evento será encerrada com o seminário “Artesanato Indígena e Mercado”, com atividade formativa voltada para a identificação dos nichos de mercado social e econômico de escoamento dos produtos indígenas.
 
SERVIÇO
EXPO CASA DO ARTESANATO
Quando: 14 de julho a 14 de agosto (das 9h às 22h de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h)
Onde: Shopping Barra – L4 Norte (próximo ao cinema)
 
PROGRAMAÇÃO
18 e 19/07: Encontro de Crocheteiras, das 14h às 17h
20/07: Workshop precificação 01, das 15h às 17h
25 e 26/07: Vivências ancestrais, das 10h às 12h e 16h às 18h
27/07: Workshop precificação 02, das 15h às 17h
01/08: Oficina de Mosaico, das 14h às 18h
03/08: Workshop precificação 03, das 15h às 17h
09/08: Seminário “Artesanato Indígena e Mercado”, das 14h às 17h
Outras novidades
Shopping Barra conquista Prêmio Abrasce 2024
Com o case Painel de Santa Dulce By Eduardo Kobra, o Barra, administrado pela Enashopp, vence a premiação considerada a mais relevante do segmento de shopping centers do Brasil
Enashopp Surpreende com Ação Pet Friendly no 18º Congresso Internacional de Shopping Centers
A ação faz parte do posicionamento estratégico da Enashopp em investir em produtos e serviços sempre de forma inovadora para atender os desejos dos seus consumidores ...
Prêmio Abrasce 2024: Shopping Barra é finalista com quatro cases
A Premiação, a mais importante do segmento de shopping centers, será realizada na cidade de São Paulo, no dia 26 de junho.